História dos Webservices

Historia

Webservice é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Webservices são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML.

Para as empresas, os Webservices podem trazer agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre cadeias de produção ou de logística. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há intervenção humana. As bases para a construção de um Webservice são os padrões XML e SOAP. O transporte dos dados é realizado normalmente via protocolo HTTP (o padrão não determina o protocolo de transporte). Os dados são transferidos no formato XML, encapsulados pelo protocolo SOAP. Uma vantagem a destacar é que no ponto de venda não é necessário instalar nenhum software para realizar a comunicação (autorizadores, por exemplo), pois, a automação comercial acessa diretamente os nossos servidores.

O que é WSDL Web Service Definition Language define um sistema para a descrição de serviços. Através dela, descrevemos os serviços externos, ou interfaces que são oferecidos por uma determinada aplicação, independente de sua plataforma ou linguagem de programação. O seu principal objetivo é descrever as interfaces apresentadas e apontar a localização dos seus serviços. Por ser um documento XML, sua leitura se torna fácil e acessível.